top of page

      Quando visitamos feiras de antiguidades, esperamos, é claro, encontrar objetos que refletem hábitos de tempos passados, não é? E se você pudesse revisitar também a gastronomia dos nossos antepassados? Em meio às barracas repletas de objetos que foram vedetes em épocas passadas, na feira da praça Benedito Calixto, encontramos uma em que se é possível revisitar a época do Brasil-Colônia através dos doces! Obeny das Candeias, doceiro-poeta que trabalha na feira desde 1982, nos presenteou com um belo poema, que ilustrou uma degustação que vai te deixar com água na boca!

Apreciar, comer e colecionar: os verbos que definem um sábado na feira da Praça Benedito Calixto 

GALERIA DE FOTOS

      O ator Davi Leroy, frequentador assíduo da feira, fala sobre a experiência de estar quase todas as semanas na praça.

     Situada na praça da qual empresta o nome, a feirinha da Benedito Calixto existe desde 1982 e é hoje um ponto de referência intelectual, cultural e turístico de São Paulo por onde passam mais de 7 mil pessoas por semana, segundo a organizadora Benedita Pereira.

      O evento acontece todos os sábados, das 9 às 19h em Pinheiros e conta com a participação de 320 expositores que exibem artesanatos, obras de arte e principalmente antiguidades. O visitante pode comprar de tudo, pois o evento é uma mistura de brechó e antiquário, onde são encontrados brinquedos antigos, móveis restaurados, prataria, louças, discos raros, entre outros itens.

    Conversando com alguns expositores, percebe-se que a partir do surgimento das vendas online, muitas pessoas procuram por peças antigas no conforto de suas casas e deixam de frequentar as feiras para comprar pela internet, como afirma a dona Margarida da Silva.

      Porém, vendedores como a dona Eugênia Correia, mais conhecida como Jane, garantem a qualidade e procedência dos seus produtos e afirmam que grandes apreciadores de antiguidades gostam mesmo de ver e tocar os objetos que estão comprando. Dona Jane destaca o tipo de público que costuma comprar seus produtos e como ela adquire os objetos para expor na feira.

      Para dona Laíde Barbosa, frequentadora da feira há tempos, as antiguidades servem como acessórios de beleza. Ela nos mostra uma pulseira recém-adquirida em uma das barracas.

Confira alguns dos objetos que encontramos por lá:

      O poeta-doceiro Obeny das Candeias faz um convite à feira, que acontece todos os sábados, na Praça Benedito Calixto, s/nº - Pinheiros.

bottom of page